TEORIA HIPODÉRMICA
A Teoria hipodérmica é um modelo de teoria
da comunicação, também conhecido como Teoria da Bala Mágica.
Segundo este modelo uma mensagem lançada
pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em
igual proporção.
Os conceitos foram elaborados pela Escola
Norte-Americana, nos anos 30. Seu principal objetivo foi fornecer bases
empíricas e científicas para a elaboração de sistemas de comunicação,
Com ênfase nos efeitos da comunicação
sobre o comportamento da população. coincide, historicamente, com o período do
entre - guerras onde a propaganda de massa começa a ser utilizada como
estratégia de guerra e as pessoas despertam para os seus efeitos no
totalitarismo.
Onde populações heterogêneas eram unidas
em torno de um ideal comum.
As mensagens midiáticas ganharam o status
de "balas mágicas" com o poder de atingir toda uma população de
maneira uniforme.
Responde, sobretudo à interrogação: que
efeito eles produzem numa sociedade de massa?
Para compreender melhor a Teoria Hipodérmica,
é fundamental definir o conceito de sociedade de massa. A massa é constituída
por um conjunto homogêneo de indivíduos que, enquanto seus membros são
considerados iguais, indiferenciáveis, mesmo que provenham de ambientes
diferentes, heterogêneos, e de todos os grupos sociais.
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