segunda-feira, 9 de abril de 2012

TEORIA HIPODÉRMICA


A Teoria hipodérmica é um modelo de teoria da comunicação, também conhecido como Teoria da Bala Mágica.
Segundo este modelo uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção.
Os conceitos foram elaborados pela Escola Norte-Americana, nos anos 30. Seu principal objetivo foi fornecer bases empíricas e científicas para a elaboração de sistemas de comunicação,
Com ênfase nos efeitos da comunicação sobre o comportamento da população. coincide, historicamente, com o período do entre - guerras onde a propaganda de massa começa a ser utilizada como estratégia de guerra e as pessoas despertam para os seus efeitos no totalitarismo.
Onde populações heterogêneas eram unidas em torno de um ideal comum.
As mensagens midiáticas ganharam o status de "balas mágicas" com o poder de atingir toda uma população de maneira uniforme.
Responde, sobretudo à interrogação: que efeito eles produzem numa sociedade de massa?
Para compreender melhor a Teoria Hipodérmica, é fundamental definir o conceito de sociedade de massa. A massa é constituída por um conjunto homogêneo de indivíduos que, enquanto seus membros são considerados iguais, indiferenciáveis, mesmo que provenham de ambientes diferentes, heterogêneos, e de todos os grupos sociais.

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